O tipo e a consistência do seu cocô pode revelar algo muito importante sobre sua saúde

A forma do cocô e a frequência de idas ao banheiro refletem diretamente a saúde.

ANÚNCIOS

É possível que você já saiba que as suas fezes têm muito haver com como anda sua saúde. Já observou que se algo vai mal em seu organismo logo desponta uma diarreia ou constipação, por exemplo?

Saiba, portanto, que a cor, a forma, odor e consistência das fezes podem dizer muito sobre seu atual estado de saúde e até mesmo ajudar no diagnóstico de alguns problemas, como a síndrome do intestino irritável, entre outras patologias.

ANÚNCIOS

Confira abaixo alguns problemas que podem ser identificados ao serem observadas as fezes:

1- Pequenas bolinhas duras

Se suas fezes se apresentam como bolinhas pequenas e separadas, parecendo uns coquinhos, difíceis de sair, provavelmente sua flora intestinal está com alguns tipo de alteração, que podem ser causados por conta de dieta pobre em fibras ou uso de antibiótico.

ANÚNCIOS

2- Linguiça encaroçada

Quando suas fezes se apresentam como o modelo acima, saindo com tanta dificuldade que chega a causar dor, neste caso pode ser sinal de fissuras anais ou hemorroidas. A pressão que esse tipo de fezes faz na parede intestinal pode provocar a síndrome do intestino irritável, por isso é importante consultar um médico.

3- Linguiça com rachaduras

ANÚNCIOS

Esse tipo de fezes pode fazer surgir hemorroidas, também por conta da pressão na saída. Procure aumentar a ingestão de líquido e fibras.

4- Salsicha lisa e macia

Esse tipo de fezes não sugere nenhum problema de saúde aparentemente.

5- Massa pastosa e fofa

É difícil segurar esse tipo de fezes e pode ser comum dependo do que você comeu no dia, mas, se for algo constante, é bom investigar se você não está com excesso de potássio no sangue ou com o cólon hiperativo.

Millena Carvalho

Estudante de Letras, apaixonada pela vida e pela arte. Comprometida com a seriedade em repassar informações verídicas e que enriqueça o conhecimento de nossos leitores.