Um mais novo vírus, bem raro, vem causando febre hemorrágica e outros sintomas que se igualam ao Ebola, podendo levar o paciente a óbito. Entretanto, pesquisadores detalham que até os dias atuais não houve transmissão internacional do país.
O vírus foi transmitido entre algumas pessoas no país da Bolívia. Todo o surto aconteceu no decorrer de 2019, na província de Caranavi, encontrada em La Paz.
Por mais que a doença tenha tido seu surto no decorrer do ano anterior, só veio à tona atualmente. Uma dupla de pacientes foram diagnosticados com febre hemorrágica Chapare, que seria um dos sintomas que o vírus Chapare causa. Os dois infectaram mais três pessoas no cargo de saúde. Essas foram identificadas como um gastroenterologista, médico residente e médico de ambulância.
Três pessoas com a doença vieram a falecer e dois seriam médicos. Chapare se inclui na família dos arenavirus, que se igualam aos que causam tipos diferentes de febres hemorrágicas. Eles também têm o costume de se transmitirem pelo contato entre as pessoas, desde que uma esteja infectada.
O vírus é transmitido através de fluidos corporais, sendo sangue, urina, saliva e entre outros tópicos, não deixando de fora os objetos contaminados. Conforme o pequeno número de casos infectados, cientistas precisam estudar mais o vírus para entenderem a causa da doença.
Vírus que se transmitem fluidamente têm o costume de serem contidos com a menor dificuldade do que aqueles que nos contaminam pelo próprio ar, tirando de exemplo a Covid-19. Além disso, ainda existe a possibilidade de passarmos por surtos bem maiores no decorrer dos próximos tempos.
Os sintomas estão relatados desde 2019 e esses seriam febre, vômito, dor nos abdomens, gengivas sangrando, dores atrás dos olhos e erupções cutâneas. A doença não tem tratamento.