Conhecidos como uma dupla de palhaços de renome e grande sucesso em todo o território nacional, Patati e Patatá, especialmente adorados pelas crianças, guardam uma história sombria em seu passado, na qual os antigos integrantes da formação original vieram a falecer em circunstâncias trágicas.
Os humoristas alcançaram o sucesso através de apresentações ao vivo em várias regiões do Brasil e também por suas aparições na tela do SBT, os palhaços, assim como diversos outros grupos e marcas, tiveram inúmeras formações ao longo dos anos, sendo que uma delas ficou marcada por um trágico acidente automobilístico que resultou na morte da dupla.
Na década de 1980, a formação original dos palhaços contava com a dupla Tuti Fruti e Pirulito, que foram criados pelo empresário Rinaldi Faria, o mesmo responsável pela criação do Patati Patatá.
Os dois artistas, que tinham um programa na TVE Brasil, no Rio de Janeiro, acabaram perdendo suas vidas de forma inesperada e precoce em um acidente de carro.
A Garota Pupy que fazia parte da trupe que fazia shows em todo o país também perdeu a vida neste acidente.
Quando a tragédia ocorreu, a dona da marca optou por não seguir adiante com o grupo de palhaços, deixando assim a continuidade de sua criação sob os cuidados do jovem empresário Rinaldi Faria, que naquela época contava com apenas 17 anos de idade.
A partir daí, novas formações de palhaços foram sendo criadas e mantidas pelo empresário, sendo que a principal fonte de lucro provinha das fotografias tiradas durante apresentações em escolas, as quais eram cobradas dos pais dos alunos.
Hoje a marca continua sendo de Rinaldi Faria e a dupla de palhaços ainda faz muito sucesso, dentro e fora do Brasil.