Este caso acendeu um alerta sobre o quanto a varíola dos macacos pode se agravar. Um homem de 40 anos que foi diagnosticado com a varíola dos macacos teve o nariz apodrecido.
Segundo a revista médica ‘Infection’, o homem que não teve seu nome revelado teve essa condição bastante piorada em razão de ter o sistema imunológico estar enfraquecido por ter se contagiado com ‘Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre elas a sífilis e HIV (Aids), aos médicos ele revelou que nunca havia feito nenhum tipo de exames para ISTs.
Surgiu uma ferida vermelha na ponta do nariz do paciente, ele procurou ajuda médica, contudo o profissional de saúde acreditou que se tratava de apenas uma lesão causada por uma queimadura de Sol e o liberou.
Após três dias, a pele do nariz começou a ficar escura, dolorida e bastante inchada, neste período também surgiram feridas com pus em todo o corpo do paciente, que provocaram dores dilacerantes principalmente no órgão digital e na boca.
Com este quadro ele voltou a buscar ajuda médica, realizou uma bateria de exames e foi assim que ele foi diagnosticado com a varíola dos macacos, com sífilis e com o vírus HIV.
Os médicos afirmaram que a necrose no nariz se deu por causa da varíola dos macacos porque o paciente nunca tratou o HIV.
A equipe médica alertou que casos como este que se passou com o paciente na Alemanha podem ser tornar mais frequentes à medida que o vírus monkeyppox se espalhe.