Nas últimas semanas, o mundo tem observado um grande aumento nos casos registrados da doença chamada de varíola dos macacos. Diversos países da Europa estão sendo afetados pela condição, com um alto número de casos. Inclusive, o primeiro brasileiro a ser infectado está na Alemanha e em isolamento.
O vírus parece já ter chegado em partes da América do Norte e da Oceania. No momento, o número de casos confirmados já passa de uma centena.
E de acordo com a virologista Camila Malta, filiada à USP (Universidade de São Paulo), não teria o porquê a doença não chegar ao Brasil.
“Não tem como prever nada, mas não tem por que ela não chegar ao Brasil. Não dá para saber por qual país da América do Sul ela vai entrar, mas sabemos que tem uma grande conectividade por São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. É possível que venha dos países com casos por essa rota. Mas é só uma suposição”, começou a especialista, explicando o que possivelmente pode acontecer.
Além disso, ela ressaltou que a OMS (Organização Mundial de Saúde) marcou uma reunião para definir se realmente se trata de uma situação emergencial ou não.
Por este motivo, não existe nenhuma garantia de que algum país no mundo esteja seguro. Incluindo, o Brasil.
O que está chamando atenção dos cientistas é que a propagação está mais rápida que a anteriormente observada.