Você provavelmente já passou por esta experiência. Sabe quando uma música fica agarrada em sua cabeça que que não consegue deixar de pensar nela e quando se dá conta já está cantando um trecho da canção?
Dependendo da situação é algo extremamente perturbador e pode acabar com a paz e a concentração de quem está com uma bendita música presa na cabeça, mas poque isso acontece?
De acordo com as informações repassadas pelo portal de notícias online, ‘R7’, todo mundo passa por aquele dia que uma música surge do nada em sua cabeça e insiste em se repetir por dezenas de vezes e este ‘fenômeno’ tem uma explicação cientifica.
Em um artigo, o professor de psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade de Harvard Srini Pillay explica que tal fenômeno é conhecido na medicina como a síndrome da canção presa, ou informalmente como “vermes de ouvido”.
Ainda segundo a pesquisa 98% da população mundial já passou por esta situação e que um terço destas pessoas consideram a música presa na cabeça como perturbadoras.
Os “vermes de ouvido” podem surgir em diferentes momentos, quando você realmente ouve uma música, relaxado, durante um sonho ou em um momento nostálgico.
O professor de psiquiatria ressaltou que quanto mais a pessoa tenta suprimir e tirar a música da cabeça, pior fica a situação.
Ainda segundo Srini Pillay, as pessoas que estão mais propensas aos “vermes de ouvido” são: jovens, mulheres e pacientes com TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).
Importante: Para a maioria das pessoas a síndrome da música presa é algo que acontece esporadicamente e é banal. Contudo, se no seu caso é algo que te deixa irritado, estressado e desconfortável, procure orientação médica.