Um caso bastante surpreendente, e polêmico, aconteceu neste ano em Barcelona, na Espanha. Uma mulher deu a luz após receber o útero da própria mãe. O caso aconteceu no Hospital Clinic.
Maira Montes nasceu com a chamada síndrome de Rokitansky e, como consequência disso, nasceu sem útero. Com o sonho de gerar uma criança, ela recebeu o útero doado da própria mãe.
Manuel nasceu no dia 2 de janeiro, pesando 2,9 quilos e saudável. Maira passou pelo transplante no mês de abril, em 2022, e vinha se preparando para tentar engravidar desde aquele momento.
Apenas dois meses após o procedimento, Maira teve a primeira menstruação de sua vida. Logo depois, a paciente começou o processo de fertilização, na esperança de conseguir engravidar.
Felizmente, todo o procedimento foi bem-sucedido. Maira conseguiu engravidar e a gestação aconteceu sem maiores intercorrências, com o pequeno Manuel nascendo saudável para a alegria da família.
Maira se tornou a segunda mulher a dar a luz com um útero doado na Espanha. No ano passado, em 2023, outra mulher havia dado a luz com um útero que havia recebido da própria irmã.
O transplante de útero é um procedimento desenvolvido por médicos na Suécia, ainda em 2014, e vem se tornando cada vez mais uma opção especialmente para mulheres que sofrem da mesma síndrome.
O procedimento é bastante revolucionário, mas também é considerado polêmico por muitas pessoas. A opção é um recurso para a gravidez em casos muito específicos.