Durante a madrugada da última segunda, dia 6 de novembro, os moradores dos arredores de Vancouver, no Canadá, foram contemplados por um espetáculo de luzes rosas nos céus.
O enigma levou a especulações e teorias mirabolantes, mas a verdade por trás daquelas luzes era mais simples do que se poderia imaginar.
Enquanto algumas testemunhas lembraram que poderia ser uma aurora boreal ou até mesmo a chegada de naves alienígenas, a realidade era mais terrena.
O Departamento de Polícia de Delta, cidade próxima a Vancouver, foi o responsável por desvendar esse intrigante mistério celeste.
“Quando eu lhe contar, você ficará desapontado”, brincou a polícia em resposta a um tweet de uma internauta que se questionava sobre o céu cor-de-rosa.
O motivo por trás das luzes mágicas era uma estufa de maconha situada na região. As estufas comerciais que produzem maconha utilizam luz roxa para auxiliar no ciclo de cultivo.
Essa iluminação é raramente utilizada, mas quando entra em ação, cria uma poluição luminosa roxa no céu. Como o Canadá legalizou o uso recreativo da cannabis em 2018, essas estufas se tornaram uma parte da paisagem local.
A revelação surpreendente por trás das luzes rosas provocou risadas e comentários humorados nas redes sociais. A internauta que inicialmente questionou as especificações, em tom bem-humorado, admitiu: “Estava ocupada fazendo as malas para a chegada iminente da nave-mãe vindo me buscar.”
Ok Twitter peeps – it’s 2am and the southern sky is red… who can explain it to this lovely pink sky to me?? Looking south – delta bc Canada 6 Nov 2023 – I’ve seen the videos of the red northern lights – but this is to the south – nothing unusual to the north (second video)! pic.twitter.com/TU8JXelHWf
— Pacificnorthwestkate (@pnwkate) November 6, 2023
Assim, o enigma que envolve a cidade de Vancouver acabou sendo mais uma demonstração curiosa de como as inovações da indústria da cannabis podem criar características surpreendentes e inesperadas, mesmo nos céus noturnos.