Em 2016, Silvio Santos foi ao ar com um programa da grade do SBT em que interagia com uma criança de 5 anos. Durante a interação, o dono da emissora perguntou a criança se ela preferia “relação íntima”, “poder” ou “dinheiro”.
Na época, o apresentador e empresário chegou a ser criticado, mas o caso não deu em nada. Em 2019, no entanto, o vídeo desse momento voltou a viralizar depois do youtuber e empresário Felipe Neto criticar a cena.
Pelo twitter, Felipe Neto criticou não só o apresentador, mas também citou nomes de figuras políticas e religiosas que se declaram defensores dos direitos das crianças, cobrando pelo silêncio dessas figuras.
https://twitter.com/felipeneto/status/1180650995652673537
Agora, de acordo com o colunista Lauro Jardim, pelo jornal O Globo, um inquérito foi aberto contra Silvio Santos para que o caso seja investigado. O inquérito foi aberto na última semana pela Procuradoria Regional de São Paulo e vai passar a ser investigado pelo Ministério Público Federal.
De acordo com informações do Ministério Público, o SBT declarou que a ação de indenização foi movida pela mãe da criança e nega que os direitos da criança tenham sido violados. O inquérito foi aberto no último dia 23.
O caso só chamou a atenção depois do tweet de Felipe Neto, que já direcionou críticas ao empresário da televisão outras vezes. Pelas redes sociais, o youtuber já criticou Silvio Santos em outras ocasiões, por variados motivos. Outra crítica foi feita sobre um desfile de beleza promovido entre crianças de 10 anos.