No último domingo (08), Brasília foi palco de uma das cenas mais lamentáveis da história do país. Um grupo de radicais esteve presente na cidade e invadiu a chamada Praça dos Três Poderes, causando quebradeira e depredação.
A ação durou horas e foi registrada amplamente por emissoras de TV, além de pessoas no local que divulgavam cenas por transmissões ao vivo. Foi por uma dessas transmissões que uma cena acabou gerando revolta.
O trecho mostrava um militar sendo derrubado de um cavalo e agredido por manifestantes. O cavalo dele, que estava em serviço, também foi agredido. Pelas redes sociais, o soldado esclareceu que está bem.
“Aos que se preocuparam comigo e meu animal, estamos bem! O Senhor dos exércitos nos guardou“, escreveu o soldado. O soldado também compartilhou o Salmos 144, junto a mensagem de atualização.
A cena gerou grande revolta ao ser compartilhada nas redes sociais. O cavalo sofreu lesões no corpo, especialmente na face, e precisou ser socorrido. Segundo o militar envolvido, ambos se recuperam bem.
O domingo foi marcado por quebradeira e depredação em Brasília. Não apenas a sede do STF, como o Congresso Nacional e Planalto, foram invadidos. Vidraças, obras, móveis foram quebrados.
As autoridades seguem investigando a autoria e também os financiadores do movimento. Mais de 1200 pessoas foram presas em Brasília e houveram detenções também em outros estados, onde acampamentos foram desmobilizados da frente de QGs do Exército.