Esta segunda, dia 16 de maio, teve um início gelado em diversas regiões do Sul do Brasil. Aos poucos a população está sentindo os efeitos da primeira massa de ar frio que está atingindo nosso país neste ano de 2022.
No estado de Santa Catarina, a grande maioria das regiões já estão sentindo os efeitos na temperatura que já caíram consideravelmente. As máximas observadas nesta segunda não devem passar dos 23ºC.
Na Serra, no Meio Oeste e Oeste a máxima não passam dos 14ºC. Apesar do frio que todos já estão sentindo, será nesta terça, dia 17 de maio, que as temperaturas terão uma queda brusca. A Defesa Civil do estado já emitiu alerta sobre a previsão meteorológica.
Veja algumas previsões para a manhã de terça, dia 17 de maio, em várias regiões de Santa Catarina:
- Serra: 0ºC a 2ºC
- Vale do Itajaí: 6ºC a 8ºC
- Norte do estado: 12ºC a 14ºC
- Meio Oeste e Oeste: 3ºC a 5ºC
- Sul do estado: 8 a 10ºC
Nas cidades localizado na regiões mais altas das Serras Gaúchas e Catarinense e entr o Sul do Paraná e o Meio Oeste de Santa Catarina há a previsão de ocorrência de neve.
O evento pode acontecer no final da noite desta segunda, dia 16 de maio, manhã de terça e na madrugada de terça para quarta.
Além da neve, as temperaturas cairão ao longo da semana e seguirão baixas. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, é importante destacar que as temperaturas mais baixas não ocorrerão durante as manhãs mas sim durante a tarde.
Ele ainda ressalta que haverá muito vento de terça para quarta devido a um ciclone que está atuando no oceano. Veja o vídeo do meteorologista:
É importante ressaltar que as temperaturas baixas associadas aos fortes ventos diminuem ainda mais a sensação térmica que deve ficar abaixo de zero.