Um homem que reside no Canadá e está de luto pela a morte de sua noiva utilizou da inteligência artificial para criar ‘bate-papos’ com o corpo de sua namorada. Os bate-papos ocorrem por um bom tempo, mesmo após mais de oito anos de sua morte.
Joshua Barbeau, 33 anos, disse aos canais de comunicação que ele pagou apenas US$ 5 para usar um teste beta do GPT-3, software de IA desenvolvido pela primeira vez por um grupo de pesquisa apoiado por Elon Musk.
Ainda oprimido pela dor depois de perder a namorada de 23 anos, Jessica Pereira, em 2012, Barbeau disse que usou suas mensagens de texto antigas e postagens no Facebook para ajudar o chatbot a imitar a escrita de sua falecida amada.
A cena que ocorre de Joshua ‘falando’ com sua falecida noiva, é algo que facilmente poderia ser colocado na série ‘Black Mirror’, extremamente famosa por abordar a tecnologia.
Barbeau, que se identifica como autista, disse que quase se desligou completamente do mundo depois de perder sua amada Jessica. A dupla estudou na mesma escola em Ottawa.
Desde a morte dela, ele teve apenas um relacionamento sério, com a mulher dizendo a ele depois que o largou porque “viver na sombra de Jessica era como uma tortura”. O homem contou tudo ao ser entrevistado.