Toda mulher que já passou pela experiência de atrasar a menstruação sabe o estresse envolvido no processo. O estresse, inclusive, acaba sendo um dos principais motivos pelos quais a menstruação sofre alguma alteração.
Muitas mulheres sofrem muito com dores ao longo do período pré-menstrual e acabam tendo algum alívio apenas quando a menstruação desce mas, quando esse processo atrasa, as coisas se tornam bastante dolorosas.
Abaixo você vai conhecer 4 chás que podem estimular a menstruação a descer – mas lembre-se que é importante descartar a possibilidade de gravidez antes de ingerir as bebidas. Além disso, também é válido dizer que essas são receitas ancestrais, passadas de geração para geração, e que não possuem comprovação científica.
1. Chá de Gengibre
- 2 a 3 cm de raiz fresca de gengibre fatiada;
- 1 xícara de água fervente.
As fatias de gengibre podem ser aproveitadas para fazer chá outras duas ou três vezes, antes de serem descartadas. Não é indicado o consumo do chá por mais de 3 dias seguidos. Caso sua menstruação não desça, procure um médico.
2. Chá de Sene
- 2 gramas de folhas de sene;
- 1 xícara de água fervente.
Este chá é usado para estimular a menstruação, mas também é muito usado para estimular o intestino. Sendo assim, não se desespere caso tenha diarreia. Outra dica importante é não usá-lo por mais de três dias seguidos.
3. Chá frio de folhas de rabanete
- 5 a 6 folhas de rabanete;
- 150 ml de água
Bata as folhas de rabanete no liquidificador com a água até triturá-la bem. Depois coe a mistura e beba até três copos por dia. A folha de rabanete é rica em vitaminas e nutrientes.
4. Chá de orégano
- 1 colher (de sopa) de orégano;
- 1 xícara de água fervente.
Beba até três vezes por dia, mas lembre-se de não beber por mais de três dias seguidos.
Cuidados:
Todos os chás que estimulam o sangramento uterino podem também causar grandes danos caso a mulher esteja grávida. Portanto, se existe a suspeita de que a menstruação atrasou por gravidez, é fundamental não ingerir esses chás e procurar um médico.