Desde o dia 1 do mês, a situação de escalada de violência em Rosário, Argentina, ganhou as manchetes internacionais. O local sofre com o avanço do crime organizado, que no começo do mês fez ameaças contra Lionel Messi.
Um grupo de criminosos passou pelo supermercado de propriedade dos sogros do jogador e abriram fogo. Nas paredes, deixaram escritas ameaças contra o jogador,
O caso logo estampou manchetes pelo mundo, com muita gente expressando preocupação não apenas por Lionel Messi, como por moradores do local, que estão a mercê da violência.
No entanto, o clima tenso deu lugar a um pouco de esperança depois que um menino de 10 anos decidiu escrever para o ídolo argentino. O garoto convidou Messi para morar em sua cidade, afirmando que se trata de um lugar seguro.
“Olá, Messi, eu sou Martin, tenho 10 anos e queria saber se você pode vir a Coronel Dorrego. É uma cidade tranquila, ninguém vai machucá-lo ou incomodá-lo aqui. Quero jogar futebol com seus filhos“, diz o bilhete do menino.
Situação em Rosário
Nesta semana, o presidente da Argentina anunciou uma série de medidas para conter o avanço da violência em Rosário. Segundo a imprensa do país, a cidade é palco de guerra entre gangues.
Além de empregar o uso do exército, o governo também vai investir em urbanização da região, que ainda possui largas áreas ruralizadas, e investimento em inteligência com câmeras de monitoramento e um sistema de fiscalização para identificar pontos de lavagem de dinheiro.