Um menino de 13 anos morreu na Flórida, Estados Unidos, após ter contraído uma ameba comedora de cérebro, ele estava de férias em um acampamento na Flórida e a família ficou arrasada quando recebeu a notícia.
A CBS News informou que o garoto chegou a nadar em um lago que é o local preferido deste protozoário, depois disso ele adoeceu rapidamente e precisou ser levado para o hospital, mas infelizmente veio a óbito.
No último mês de julho foi registrada outra morte em decorrência desta ameba comedora de cérebro, o caso se deu também nos Estados Unidos. Uma outra menina, de 10 anos, morreu após nadar em um rio e contrair o protozoário.
A Naegleria fowleri é uma ameba conhecida por todos como “comedora de cérebro”, ela é microscópia unicelular e para sobreviver não precisa de hospedeiros. Ela é facilmente encontrada em lagos, rios e até mesmo piscinas que não têm água tratada corretamente.
Essa ameba tem preferência por água morna ou quente e se alimenta de bactérias, principalmente em regiões alagadas. Nos humanos este protozoário entra pelo nariz e vai até o cérebro onde começa a atacar os tecidos cerebrais, em poucos dias o paciente vai a óbito.
Geralmente os primeiros sintomas aparecem logo nas primeiras horas, mas há casos em que pode demorar quase uma semana para começarem a se manifestarem. Como o problema quase sempre é diagnosticado com demora, a maioria dos pacientes morre.