Enfrentar um problema de saúde sobre o qual ainda não se tem um diagnóstico é algo que pode ser estressante para qualquer pessoa. Imagine ser criança e estar enfrentando algo que ainda não tem nome.
É exatamente isso que o pequeno Gael, de apenas 9 anos de idade, tem enfrentado ao longo desde o fim de fevereiro deste ano. Conforme a mae do menino revela, Gael acorda com febre em todas as manhãs.
“Como mãe, o meu sentimento é de impotência, de incapacidade. É horrível conviver com seu filho todo dia doente e começar a normalizar como se fosse algo dele, já que você não tem solução”, desabafa a jornalista Karoline Miranda, de 29 anos.
Miranda conta que o menino amanhece sempre com febre acima de 37°, chegando a picos superiores a 39°. Desde o fim de fevereiro, o garoto não passou mais do que duas semanas sem sentir mal-estar.
A mãe conta ainda que o menino já passou por uma bateria de exames e que até agora nada foi capaz de explicar quais podem ser as causas da febre. Ao longo desse período, a família tem gastado finanças para arcar com os custos de exames que o SUS não cobre.
OI, VOCÊ CONHECE O GAEL?
O Gael tem 9 anos e é meu filho mais velho e desde março de 2023, a gente vem tentando um diagnóstico pra ele. O principal sintoma é: febre que nunca passa. Reuni aqui a história de toda a nossa luta pois vcs sempre perguntam, então fica mais fácil pic.twitter.com/sf6uRqyejO
— Karoline Miranda (@umamaefeminista) September 11, 2023
Ao longo desse período, o menino já chegou a receber alguns diagnósticos, mas nenhum foi conclusivo. Tratamentos também se mostraram ineficazes e até por terapia psicológica o menino passou, na suspeita de que o problema tivesse origem emocional.