Um menino de 6 anos, que estava sendo tratado por meningoencefalite amebiana primária, morreu nesta última segunda-feira (27) em um hospital nos Estados Unidos. Essa informação foi confirmada por autoridades americanas.
Essa doença é muito rara, ficando muito conhecida por ser causada por uma ameba, organismo que possui apenas uma célula, que é capaz de “comer” todo o tecido cerebral humano, levando a pessoa a óbito.
Essa ameba, denominada Naegleria fowleri, entrou no corpo do menino depois de ele brincar em um parque aquático público que fica no estado do Texas, nos Estados Unidos. Esse organismo parasitário é conhecido como “come cérebro”, porém ele se alimenta principalmente pelas bactérias que se encontram presentes na água.
O que acontece no corpo humano é que a ameba não encontra os nutrientes necessários para sobreviver, então ela acaba atacando as células do cérebro procurando por essas substâncias.
Autoridades sanitárias já apontaram algumas falhas que acontecem no sistema que confere a qualidade da água, que acontece em diversos parques do Texas. Essa investigação começou a ser realizada no dia da internação da criança, no dia 5 de setembro. Ele faleceu dias depois de ser internado.
Esse tipo de ameba é muito comum em águas doces mornas, porém infecções desse tipo são bem raras. De acordo com o CDC dos Estados Unidos, 34 casos foram relatados nos Estados Unidos nos últimos 10 anos. Essa ameba entra no corpo humano pelo nariz quando as pessoas vão nadar em rio ou lagos.