A internet é uma ferramenta que se tornou necessária e indispensável na vida da maioria das pessoas. Apesar de servir para muitas coisas incríveis, infelizmente também é útil para uma série de pessoas mal intencionadas.
Além dos criminosos que se aproveitam do que a internet pode oferecer, infelizmente um fenômeno tem sido observado com cada vez mais frequência. Crianças e adolescentes são expostos a riscos com os famosos “desafios” que viralizam nas redes sociais.
Não é preciso muito para encontrar casos de crianças e adolescentes que tiveram lesões graves e até perderam suas vidas. Esse, infelizmente, é o caso da menina Raissa, de apenas 8 anos.
Segundo informações da família, tudo aconteceu de noite, enquanto a família dormia. A menina aproveitou o silêncio da casa para realizar o “desafio”, que consiste em aspirar o conteúdo de desodorante aerosol.
A menina fez o desafio e, a princípio, não deve ter se sentido mal porque voltou para a cama. No entanto, ela nunca mais acordou. A família só descobriu o óbito pela manhã, quando nada mais podia ser feito.
Ao Balanço Geral, uma tia da menina lamentou a influência que as redes sociais tem. “Ela não sabia que isso custaria sua vida“, declarou. Em aplicativos como TikTok, por exemplo, é fácil encontrar vídeos de crianças e adolescentes fazendo o “desafio”.
Apesar de parecer inofensivo, inalar desodorante, ou qualquer outro produto aerossol, pode levar à intoxicação e, em alguns casos, a morte.