Kayke Paiva, médico maranhense, se envolveu em polêmica depois de publicar vídeos em seu stories no Instagram. O médico estava acompanhado da namorada quando foi questionado sobre a enfermagem e fez declarações polêmicas.
O médico diz, dentre outras coisas, que “enfermeiro tem que se f**** lá a noite toda, enfermeiro e técnico”. Ele tenta se retratar, mas acaba sendo ainda mais polêmico.
Paiva diz que todo profissional tem seu valor, mas afirma: “quer ser liso? faz enfermagem”. “Ou tu faz enfermagem, ou usa o x***card, ou então tu faz medicina”, completa ele. Depois, o médico ainda se refere a Medicina como “o melhor curso”.
O vídeo ganhou repercussão depois que uma página dedicada a enfermagem repostou o fragmento, direcionando críticas ao médico. Depois de receber uma série de críticas, Kayke emitiu nota se desculpando e afirmando ser de origem pobre e que não teve intenção de ofender ou desrespeitar.
Na nota, Kayke também afirma que sua fala era referente ao fato de que a enfermagem tem sido desvalorizada no país, e também afirma que “sem ela [enfermagem] não há saúde”.
Apesar da nota, no entanto, Kayke voltou a falar do assunto ao publicar um print de conversa. Nas mensagens, ele deseja isso a uma seguidora: “pobre e diabética dependendo do SUS sem dinheiro nem para o caixão”.
Outro print que circula nas redes sociais, mostra o que supostamente seria a “bio” do médico no Instagram. O trecho “odeio pobre” também gerou críticas ao médico, que se identificava também como “rei do money”, além de afirmar ter um milhão de reais na conta e ter se aposentado aos 26 anos.
O Cofen, Conselho Federal de Enfermagem, afirma que vai formalizar denúncia contra o profissional. A UFMA, Universidade Federal do Maranhão, emitiu nota de repúdio contra as declarações do médico. Com a repercussão do caso, Kayke desativou sua conta no Instagram.