O Conselho Tutelar é uma instituição brasileira que tem como princípio a defesa dos interesses e direitos de crianças e adolescentes. Este órgão está presente em praticamente toda a extensão do país e frequentemente está envolvido em casos delicados, sempre visando o melhor para as crianças.
Ou pelo menos era para ser assim. Pelo menos 6 famílias, da cidade de Itapecerica da Serra, vem fazendo graves acusações contra a unidade do Conselho Tutelar da região. Para as famílias, as crianças foram retiradas de casa de forma irregular.
A reportagem foi feita pela equipe de jornalismo do “Cidade Alerta”, da TV Record. A reportagem trouxe o caso de 6 famílias, que acusam irregularidades no Conselho Tutelar da região. Todas as famílias negam que as crianças tenham sofrido maus-tratos em casa, como alguns documentos do Conselho Tutelar afirmam.
Pelo menos duas mães afirmam que tiveram seus filhos tomados de forma irregular. Já uma outra mãe acusa o Conselho Tutelar de acobertar funcionários de uma creche, acusados de agredir seus dois filhos pequenos.
A reportagem procurou o Conselho Tutelar, que confirmou o afastamento da conselheira envolvida em um dos casos, de dona Osmara, como a mãe foi identificada. No entanto, não apontou em que estado a criança estaria, com que família a menina estaria.
Outra mulher, identificada como Jessica, faz uma acusação semelhante e afirma que seu filho foi tirado de seus braços com apresentação de documentos falsos. O Conselho Tutelar confirmou que o caso também está sendo investigado.
Pelo menos em duas denúncias, as mães afirmam que existe envolvimento de uma mesma funcionária do Conselho Tutelar.