Por mais que existam regras e leis que visam balizar a maneira como as famílias criam suas crianças – como por exemplo, obrigatoriedade de vacina, matrícula em escola, criminalização de agressões físicas, etc – dentro de casa, os pais tem autonomia.
Pais podem transferir seus credos religiosos, podem transferir seus gostos por futebol, hobbies, etc. No entanto, alguns casos acabam transitando numa zona cinza e o que se observa são formas de abuso.
O caso a seguir aconteceu na Austrália e tem gerado repercussão mundial. Tudo começou quando uma mãe percebeu que a amiguinha de sua filha estava com a cabeça infestada de piolhos e procurou a mãe da menina.
Acontece que a mulher alegou que era vegana e se recusava a matar qualquer ser vivo. Por isso, ela não tomava medidas mais contundentes contra a infestação de pragas no cabelo da filha.
Segundo ela, o controle dos piolhos era feito através do uso de pente fino, que ela relatou passar no cabelo da filha no jardim de casa, a fim de “dar aos piolhos uma chance de sobreviver”.
A história veio à tona há cerca de 8 anos, mas voltou a viralizar na web depois de ser compartilhada no reddit. O caso acabou promovendo um debate sobre o quanto a mulher tinha direito de fazer isso com a filha.
Embora seja sua prerrogativa transmitir seus valores alimentares para a filha, a falta de tratamento diante de uma infestação por piolhos acaba sendo uma forma de maus-tratos dependendo do grau do problema.
Na época, a mãe da amiga da criança vítima dos piolhos havia pedido ajuda para encontrar uma maneira de lidar com o problema. Infelizmente, não existem informações sobre o desfecho da história.