Em busca de condições mínimas para ter esperança na recuperação do filho, uma mãe procurou a reportagem do Bom Dia Rio, da rede Globo, para denunciar um caso revoltante que aconteceu e, aparentemente, vem acontecendo em um dos hospitais federais da cidade.
De acordo com esta mãe, que não quis ser identificada, seu filho foi mandado para casa sem realizar a quimioterapia, depois de procurar a unidade do Hospital Federal do Andaraí, sob justificativa de que o Hospital estava sem a medicação necessária para o tratamento.
A mãe conta ainda que houveram outros casos envolvendo outras famílias semelhantes ao dela. De acordo com a denúncia, o hospital sofre com a falta de remédios e o problema não seria meramente pontual.
A mesma unidade teve recentemente um protesto realizado por servidores que questionam a administração sobre dois pontos: a demissão de funcionários terceirizados e a transferência de outros colaboradores, inclusive médicos especialistas.
De acordo com funcionários, as transferências foram feitas sem aviso prévio ou justificativa administrativa. Funcionários também falaram com a reportagem do Bom Dia Rio e questionaram a administração, afirmando que o hospital tem sido “sucateado” e já não possui “condições de atender a população da forma correta”.
Até o encerramento da matéria, bem como a publicação pelo G1, a administração do hospital ainda não havia respondido os questionamentos sobre a falta de remédios.
Sobre as transferências, a administração alega “reestruturação”. O Hospital, assim como outros de esfera federal do Rio de Janeiro, são mantidos pelo Governo Federal.