O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está cumprindo mais uma de suas promessas de campanha, nesta quarta-feira (11), um dos decretos de sigilo de 100 anos impetrados pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), caiu.
Mesmo depois dos ataques ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e ao Superior Tribunal de Federal (STF), que aconteceram no último domingo (8), e que deixaram um rastro de destruição nos três edifícios públicos, em uma manifestação considerada antidemocrática pela Justiça, o governo Lula continua trabalhando, assim como as demais instituições.
Prova disso é que as reuniões políticas continuam acontecendo e decisões estão sendo tomadas nos mais diversos âmbitos dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.
O governo acaba de revogar pela primeira vez um dos muitos sigilos de 100 anos que foi imposto por Bolsonaro e ao que parece a derrubada deste primeiro terá um efeito dominó.
Segundo o documento enviado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para a imprensa o sigilo que caiu mostra todas as visitas que a ex-primeira-dama recebeu no Palácio da Alvorada.
A informação com a lista de visitantes recebidos por Michelle Bolsonaro já tinha sido requisitada anteriormente por um cidadão com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) e pelo portal Estadão, as duas vezes foram negadas pela equipe de Bolsonaro.
Já na gestão de Lula o pedido foi aceito e o decreto revogado. O presidente já havia prometido um ‘revogaço’ nos sigilos de 100 anos adotados por Bolsonaro.
Quem esteve com Michelle?
Entre os meses de dezembro de 2021 e dezembro de 2022, cerca de 565 pessoas estiveram com Michelle Bolsonaro no Palácio da Alvorada.
Entre os visitantes estão, cabeleireira, pastor e ‘personal stylist’.
No período de um ano, veja algumas pessoas que estiveram com a ex-primeira-dama:
- Nídia Limeira de Sá: cinquenta e uma vezes.
Ela foi indicada como diretora de Acessibilidade e Apoio a Pessoas com Deficiência do Ministério da Educação.
- Claudir Machado: trinta e uma vezes.
Pastor de direita e conservador.
- Juliene Cunha: vinte e quatro vezes.
Cabeleireira de Michelle Bolsonaro.
- Cynara Boechat: cinco vezes.
Estilista de celebridades.