O carnaval 2023 consagrou diversas músicas Brasil à fora, mas algumas podem ser destacadas. Uma dessas músicas é o hit “Lovezinho”, lançado por uma cantora praticamente desconhecida do Rio de Janeiro.
A música seguiu um roteiro de sucesso que já emplacou outros hits: melodia “grudenta”, com pouca duração e voltada para as redes sociais. Não à toa, viralizou após ser dançada pelo influencer Xurrasco 021.
Acontece que essa música em particular possui um aspecto problemático. “Lovezinho” foi construída usando como base a música “Say it Right”, da canadense Nelly Furtado.
A música brasileira foi lançada pela cantora Treyce, que nunca havia alcançado tanto sucesso antes. O sucesso, por sua vez, trouxe também a responsabilidade de dividir os créditos da música, sob risco até mesmo de processo.
Entenda a seguir o que disse a responsável pela ação que removeu a música das plataformas.
Semanas atrás, Nelly chegou a aparecer nas redes sociais dançando ‘Lovezinho” e depois entrou com ação pelos direitos da música. A princípio, tudo poderia se resolver, mas esse não foi o caso.
Nesta semana, fãs perceberam que a música não esta mais disponível em plataformas de streaming. A retirada atendeu a um processo movido pela Sony, que revelou que as partes chegaram a conversar mas não entraram em acordo.
A música foi retirada e a cantora brasileira, assim como produtores que assinam a música, ficam vulneráveis a ações legais movidas por Nelly e seus representantes. Isso acontece porque a Treyce e sua equipe lucraram com a música, o que configura uso indevido quando não existe autorização da outra parte, como é nesse caso.
Até o momento, a brasileira não se manifestou em suas redes sociais sobre a remoção da música das plataformas. Em suas redes sociais, Treyce divulga sua nova aposta.