Qian Hongyan é uma mulher que mora na China. A história dela é única e conhecida por muitas pessoas.
No ano 2000, em decorrência de um acidente de carro, Qian perdeu as pernas. Naquela ocasião ela tinha apenas 4 anos. Cresceu em Luliang, um município rural localizado na província de Yunnan, região sudoeste da China. A família da menina não tinha condições para um tratamento adequado, e colocar pernas mecânicas, por isso foi necessário improvisar.
No ano seguinte (2005), algumas fotos da menina foram parar na web e geram repercussão até os dias de hoje. A menina surgiu com uma bola de basquete cortada ao meio para que dessa forma ela pudesse se firmar no chão. Tal fato lhe rendeu o apelido de “garota do basquete”.
Apesar de suas limitações, ela demonstrou que superação não é um problema para ela. Sendo assim, tornou-se uma grande atleta dos Jogos Paralímpicos da China.
A história de Qian, apesar de interessante, demonstra as dificuldades enfrentadas por pessoas com alguma deficiência na China. Em 2007 a pequena recebeu o primeiro conjunto de membros artificiais do Centro de Pesquisa e Reabilitação da China.
Qian decidiu criar sua própria sorte. A amputação sofrida por ela parecia tornar a natação um esporte impossível. Porém, ela se tornou uma grande estrela ao competir nessa modalidade e mostrar todo o seu talento. Garantindo bom desempenho ela conquistou posição de destaque em seu país.