As lacraias provavelmente estão nas listas da maioria das pessoas como insetos bizarros e assustadores. Não é difícil encontrar pessoas que tem medo do bicho, ou que simplesmente não gostam. Mas nem tudo é apenas “frescura”.
O assunto se acendeu depois que Nataly Galdino, 21 anos, contou sua péssima experiência. Ela mora no litoral de São Paulo e foi picada no lábio enquanto dormia. Assustador, né? A estudante acabou ficando com o lábio inchado e sentindo dor.
O caso levantou a discussão sobre o quanto esses animais podem ser perigosos e como é possível uma lacraia picar o lábio de alguém dormindo. Bom, o primeiro passo é entender que esses bichos tem rotina noturna, quando saem para caçar.
Você provavelmente não vê lacraias durante o dia porque elas se escondem da claridade e da luz solar, se aproveitando de brechas na umidade. De noite, costumam sair para caçar e foi nesse momento que Nataly acabou sofrendo com a picada.
Galdino conta que acordou com dor e tentou puxar o bicho, mas não conseguia. Depois de alguns segundos, quando acendeu a luz, foi que entendeu o que havia acontecido.
“Fiquei cinco segundos tentando, com uma dor insuportável e não desgrudava. Eu levantei da cama, liguei a luz, vi minha boca cortada e a lacraia, gigante, na coberta”, declarou ao G1.
Lacraias são venenosas, mas a porção de veneno não é suficiente para intoxicar um humano adulto. O perigo estaria em receber várias picadas num único momento, o que felizmente é bastante improvável de acontecer.