O Comitê Olímpico da Itália confirmou a morte de Filippo Mondelli, aos 26 anos. Mondelli não resistiu e morreu na última quinta-feira (29) após mais de um ano lutando contra um câncer agressivo no osso da perna esquerda.
Em 2018, Filippo se tornou campeão mundial de skiff quadruplo no remo. O campeonato foi disputado na Bulgária, quando Mondelli conquistou o título histórico. O atleta recebeu diagnóstico de câncer ainda em janeiro de 2020.
Modelli treinava para as Olimpíadas de Tóquio quando descobriu a doença. Desde então, o atleta vinha travando uma grande guerra contra a doença, se submetendo a tratamentos. No entanto, infelizmente não resistiu e partiu nesta semana.
Un campione dentro e fuori dall'acqua, un esempio di capacità e di coraggio. 🚣♂️
Lo sport italiano piange la prematura scomparsa del canottiere Filippo #Mondelli.
Ciao Filippo, non ti dimenticheremo mai! 💙
👉 https://t.co/gEks3Unt3w@canottaggio1888 pic.twitter.com/dHKAEMEtMg
— CONI (@Coninews) April 29, 2021
Na postagem, o CONI ressalta os feitos do atleta e reconhece seu brilhantismo. “Um campeão dentro e fora d’água, um exemplo de habilidade e coragem. O esporte italiano lamenta a morte prematura do top Filippo Mondelli. Filippo, nós nunca iremos te esquecer“, diz, em tradução.
OLIMPÍADAS DE TÓQUIO
O Japão corre contra a o tempo para conseguir realizar as Olimpíadas ainda este ano. O evento esbarra na pandemia e pode sofrer com um baixo número de atletas, mas o país asiático garante que tem estrutura suficiente para manter a realização do evento.
As Olimpíadas já foram adiadas, já que teriam acontecido no ano passado. O Japão tenta realizar o evento ainda em 2021, mas apesar dos esforços ainda não é garantido que o cronograma será mantido daqui para frente.