Já pensou em encontrar um objeto estranho e ficar milionário por isso? Foi essa a história de um pescador tailândes que encontrou “vômito de baleia”. A substância é extremamente rara e serve de matéria-prima para artigos de luxo.
No passado, esse material já serviu para produtos afrodisíacos, medicamentos e também outros artigos de perfumaria. Até hoje, a substância continua valendo muito para essa indústria, capaz de se aproveitar bastante da gordura presente nela.
Mas do que se trata afinal de contas? O vômito de baleia cachalote pode chegar a valer R$7 milhões! Trata-se de uma substância bastante gordurosa e que pode ser trabalhada para a produção de diversos artigos.
Não é todo o vômito que serve, mas o âmbar gris, ou “âmbar cinzento”, encontrado no intestino das baleias. Tudo a respeito dessa substância é muito curiosa. Fresco, tem cheiro parecido com o de fezes. No entanto, após exposição ao ar, passar a cheirar de forma doce e se aproxima ao cheiro de alcool.
A substância também é polêmica e banida de alguns lugares, como os Estados Unidos, em razão da caça aos animais e outros problemas ambientais. Para substituir o âmbar, existe uma série de composições sintéticas.
Para se ter uma ideia, o âmbar faz parte da composição de famosos perfumes, como o Chanel Nº 5 – famoso perfume francês. Apesar disso, também vale a nota de que cachalotes não são exatamente baleias, embora sejam conhecidas dessa forma.