Uma igreja localizada na Noruega foi a responsável por uma cerimônia feita especialmente para a mudança de gênero de uma mulher trans de 49 anos de idade. As autoridades alegaram que se trata do primeiro evento deste tipo no mundo, sendo feito dentro de uma igreja.
Elin Stillingen viveu praticamente quarentena anos de sua vida como um homem e finalmente decidiu se assumir como realmente desejava. Ela mudou de nome e de sexo em meados do ano passado. Ela marcou a ocasião na cerimônia de sábado na igreja medieval Hoff, ao norte da capital norueguesa, Oslo.
Stillingen disse que era particularmente importante para ela que o evento acontecesse em uma igreja.
Elin contou que a cerimônia tinha que ser realizada em uma igreja, pois sempre frequentou este espaço e está ‘saindo do armário’ como uma pessoa cristã.
O pastor Stein Ovesen foi o responsável por liderar toda a ocasião. Ele contou com a ajuda da Fundação Stensveen, uma organização sem fins lucrativos que visa apoiar as pessoas que precisam lidar com questões como identidade de gênero e orientação sexual.
Imagens que foram filmadas pela TV2 mostraram a mulher trans ajoelhada na igreja, ao redor de seus amigos e familiares. Após a cerimônia, ela se declarou muito feliz.
Os noruegueses, como seus vizinhos nórdicos na Dinamarca, Finlândia, Islândia e Suécia, são predominantemente luteranos. Os países nórdicos de mentalidade liberal são fortes defensores dos direitos LGBT e dos direitos das mulheres.
Muitos acreditam que a comunidade LGBTQ+ deveria ser acolhida em espaços religiosos.