Criança faz muita coisa que não deveria e, por isso, precisa estar sendo monitorada o tempo todo. Um dos principais riscos quando o assunto é criança pequena é o risco, sempre presente, de que ela ingira pequenos objetos ou acabe inserindo no nariz e ouvidos.
Foi exatamente isto que aconteceu com um russo que atualmente tem 59 anos. Ele removeu, mais de 50 anos depois, uma moeda que havia colocado no nariz quando tinha apenas 6 anos. A história foi publicada como artigo científico.
O homem procurou a equipe médica no hospital de Zelenogrado depois de meses tendo incômodo nasal e dor de cabeça. Após alguns exames, a equipe médica constatou que realmente havia um corpo estranho alojado no rosto do homem.
Foi justamente o próprio paciente que se lembrou, depois dos exames, que havia inserido uma moeda no nariz quando tinha 6 anos. Apesar de não ter causado problemas na época, o objeto estava trazendo prejuízos a sua saúde agora.
Devido ao tempo, os médicos sabiam que o objeto já estaria fossilizado. O homem contou que não contou sobre a moeda para a mãe porque teve medo de levar uma bronca. Como nada aconteceu, ele confessou que não pensava mais no ocorrido.
Felizmente, os médicos foram capazes de remover a moeda sem agravar o quadro do paciente. Apesar disso, os profissionais de saúde destacaram que o homem não seguiu recomendações médicas no pós-operatório e rapidamente se livrou dos curativos no nariz depois do procedimento, comprometendo o sucesso de sua recuperação.