A cidade de Izmir foi a região turca mais afetada pelo terremoto do último dia 30. Pelo menos 16 prédios desabaram na cidade devido ao tremor de terra, que superou o ponto 7 na escala internacional. Vídeos assustadores circularam nas redes sociais.
As autoridades turcas começaram em poucas horas o plano de resgate. Rapidamente, as áreas mais afetadas foram cobertas por oficiais da defesa civil, bombeiros e autoridades da lei. O plano de resgate já dura mais de 3 dias e sobreviventes foram resgatados.
O governo turco confirmou que um idoso, de 70 anos, foi retirado com vida dos escombros de um dos prédios. Ahmet Citim foi retirado com vida dos destroços de um prédio localizado em Bayrakli, que é conhecido como uma região de subúrbio.
Bayrakli é apontada como uma favela turca na cidade de Izmir, onde edifícios de menor orçamento estão localizados. Há algum tempo, a região passa por uma processo de revitalização exatamente porque os prédios são avaliados como frágeis a terremotos.
Dos destroços, as equipes de resgate já conseguiram retirar 104 pessoas com vida. Todas foram encaminhadas ao hospital, assim como outras 700 pessoas que foram atingidas ou se feriram no momento do terremoto.
O balanço oficial aponta que 8 pessoas estão internadas na UTI devido aos tremores. Ao longo das últimas horas, apontadas cruciais para resgatar sobreviventes, as equipes de resgate já removeram 69 corpos sem vida dos escombros.