A hepatite fulminante, hepatite aguda grave ou falência hiperaguda do fígado como também é chamada é uma doença de ação rápida e extremamente letal, sendo que 50% dos pacientes afetados por ela não conseguem resistir.
Os sintomas da hepatite fulminante são praticamente os mesmos da hepatite comum, sendo que a principal diferença é a velocidade com que os sintomas se apresentam e também a rapidez com que o quadro da doença se agrava.
Esta é a lista de sintomas da hepatite fulminante, sendo que os dois últimos são característicos da versão fulminante da doença:
- Mal-estar;
- Febre baixa;
- Náuseas;
- Dor na região onde está localizado o fígado;
- Urina escura;
- Icterícia (amarelamento dos olhos e da pele).
Para além destes sintomas, o paciente que sofre da versão fulminante da hepatite, em um curto espaço de tempo que varia de alguns dias até algumas semanas, começa a sofrer com alterações do sono, onde se troca o dia pela noite, a voz fica arrastada e o raciocínio se torna lento.
A hepatite pode ser medicamentosa, quando é causada pelo consumo excessivo de medicamentos, sejam eles prescritos ou não, como também pode ser viral, quando é causada pelos vírus da hepatite A ou B. Existem ainda outras condições que podem levar a um quadro de hepatite.
O tratamento da doença deve ser feito por um médico especializado em doenças e no funcionamento do fígado. Este é um tratamento complexo que envolve terapia intensiva e, ao ser administrado, salva cerca de metade dos pacientes.