Uma jovem de 19 anos, que estava grávida de 9 meses, acabou perdendo o seu bebê devido às complicações que foram causadas pela toxoplasmose. Uma doença que é popularmente conhecida como ‘doença do gato’. A jovem mora no litoral de São Paulo, na região de São Vicente.
No seu quinto mês de gestação, ela acabou sendo diagnosticada com a doença.
A família está alegando que houve uma negligência por parte do atendimento que a jovem Milena Gloria Cardoso recebeu em um hospital da rede pública. Contudo, a prefeitura nega qualquer acusação e diz que seguiu todos os protocolos necessários para lidar com a doença.
A Toxoplasmose é uma infecção que é provocada por um parasita que geralmente é encontrado em alimentos contaminados, fezes de gato ou água contaminada.
Geralmente, a infecção não costuma provocar sintomas. Contudo, pessoas que tem o sistema imunológico enfraquecido ou mães que tiveram a infecção durante a gravidez podem apresentar alguns sintomas, como tontura, dificuldade para respirar e confusão mental.
No caso da jovem, a doença não provocou nenhum sintoma e só foi descoberta por conta de um exame de sangue que foi realizado no quinto mês de gestação. Porém, sua família está dizendo que a unidade de saúde não acompanhou a doença pelo restante de sua gravidez.
A prima da jovem, Sabrina Segesc, contou que mesmo ela sentindo muitas dores, eles a fizeram esperar pelo parto normal.
Agora, ela está de luto por seu bebê.