Nesta sexta-feira (20), o Google passou a disponibilizar uma fita preta em sua página principal de busca, simbolizando o luto da empresa pela morte do homem negro na unidade do Carrefour em Porto Alegre.
João Alberto Silveira Freitas tinha 40 anos e foi agredido pelos seguranças do supermercado, o que resultou em sua morte. Uma equipe do Samu foi ao local, mas infelizmente não conseguiu impedir o pior.
O assunto ficou durante todo o dia no topo dos mais comentados no Twitter, onde milhares de pessoas protestaram e pediram que a Justiça seja feita. Vídeos mostrando o homem sendo agredido viralizaram nas redes sociais e causaram revolta dentro e fora do Brasil.
Sobre a homenagem a João Alberto, o Google informou que a homenagem é uma forma que a empresa encontrou de prestar sua solidariedade com toda comunidade negra no Brasil após mais um episódio de violência e afirmou que apoia a ‘equidade racial’.
Um segurança e um PM temporário foram indicados como os agressores do homem que foi fazer compra no Carrefour e acabou perdendo a vida. Os dois já estão presos e responderão por homicídio doloso.
Em seu blog, o Google fez questão de postar e destacar um texto homenageando o Dia da Consciência Negra, lembrando que esta é uma data em homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos no Brasil da resistência contra a escravidão.