Os gêmeos Arthur e Bernardo Lima nasceram unidos pela cabeça e compartilhavam uma parte do cérebro e também uma veia principal responsável por levar o sangue de volta ao coração.
Entretanto, recentemente suas vidas foram mudadas para sempre devido a uma cirurgia delicada e demorada para separá-los, e dar a eles a chance de ter uma vida normal como a de qualquer criança de sua idade.
As crianças têm 3 anos e após uma cirurgia de 27 horas foram separadas por uma equipe médica brasileira. De acordo com as informações, eles foram considerados os gêmeos craniópagos (Unidos pelo crânio) mais velhos de todos que já foram separados.
As crianças são da zona rural de Roraima, que fica na região norte do país. Eles nasceram em 2018 e a cirurgia foi considerada uma das mais desafiadoras e complexas até o momento já que os dois compartilhavam veias vitais e qualquer erro poderia ocasionar na morte dos gêmeos.
Antes da separação final os gêmeos passaram por diversas cirurgias no Rio de Janeiro e contaram com uma equipe preparada com aproximadamente 100 profissionais, onde os profissionais se prepararam realizando uma cirurgia experimental em Londres e vários treinamentos na cidade do Rio de Janeiro para então poder dar aos meninos chances de uma nova vida. A cirurgia foi um sucesso e as crianças serão acompanhadas pela equipe de profissionais.
A equipe médica acredita que posteriormente as crianças precisarão de novos procedimentos cirúrgicos, mas mesmo assim a mãe dos meninos comemora a grande vitória, pois há 4 anos eles vivem no hospital recebendo toda assistência necessária.