No último dia 27 de dezembro de 2022, a top model Cintia Dicker deu à luz a Aurora, fruto de seu relacionamento com o surfista profissional e ex-BBB Pedro Scooby.
Logo após o parto Aurora precisou passar pela primeira intervenção cirúrgica. Ao todo nos primeiros dias de vida, a bebê passou por três procedimentos cirúrgicos.
No dia 18 de janeiro, Aurora teve alta hospitalar e foi para casa com o papai e a mamãe coruja. Somente agora Cintia resolveu expor com qual problema de saúde a filha nasceu.
A modelo afirmou que durante o pré-natal, quando estava com 12 semanas de gestação, ela e Scooby receberam o diagnóstico de que Aurora apresentava uma malformação congênita conhecida como gastrosquise.
A gastrosquise é uma malformação congênita que atinge 1 em cada 4 mil nascidos vivos.
Esta malformação se caracteriza por uma anomalia na parede abdominal do feto, o que faz com que as vísceras fiquem expostas.
Na maioria dos casos, o problema do fechamento abdominal ocorre a direita do umbigo onde parte do intestino fica exposta, dentro da placenta em contato direto com o líquido da bolsa amniótica, causando uma inflamação.
A gastrosquise pode ser diagnosticada através de um exame de ultrassom durante o pré-natal. O tratamento da gastrosquise se dá através de cirurgias logo após o nascimento do bebê, após a avaliação de um profissional de saúde especializado, neste caso o indicado é o cirurgião-pediátrico.
As causas as anomalia não são realmente conhecidas pela medicina, contudo, estudos apontam que os casos de gastrosquise podem estar ligados ao tabagismo e alcoolismo durante a gravidez.
Infecções urinárias rotineiras também podem se tornar uma das causas do desenvolvimento da gastrosquise.