Todo mundo tem pelo menos um amigo que não anda sem seus produtos de beleza. Muitas vezes, o problema para essas pessoas é que ninguém nunca procura entender o que acontece de dentro para fora, além da maquiagem.
A verdade é que nossa pele fornece muito mais informações sobre nosso organismo do que nos damos conta. Além disso, você precisa saber se o que você come está fazendo bem para a pele, do contrário todos os produtos serão em vão.
Eczema
A dermatologista Paola Pomerantzeff explica que a dermatite atópica é uma doença genética que se manifesta através de feridas e irritações na pele. Esse problema pode apresentar vermelhidão, coceira, irritação, ressecamento e áreas de descamação.
Como a médica explica, muito disso pode estar sendo intensificado pela sua alimentação. É hora de pegar leve em produtos ricos em sementes oleaginosas, frutos do mar, soja, trigo, ovos ou leite. Tente identificar o que tem feito mal.
Acne
Diversos estudos apontam que o leite e seus derivados podem influenciar diretamente no aumento e piora do quadro de acne. Então é interessante maneirar nesses produtos e investir em uma dieta rica em vitamina A, fibras, antioxidantes, zinco, ácidos graxos ômega-3 e probióticos.
Flacidez
Neste caso, você precisa investigar se tem perdido peso drasticamente e tentar identificar quais alimentos tem colaborado para isso. Qualquer tentativa de perda acentuada de peso precisa ser acompanhada por um profissional.
Viço
Se você tem observado uma mudança muito brusca na sua pele, provavelmente tem se alimentado de forma equivocada deixando de ingerir diversas substâncias que deveria. Procure incluir mais frutas, alimentos ricos em ômegas, evitar trigo e massa branca, maneirar nas carnes gordurosas e abusar de legumes e vegetais.
Rosácea/Vermelhidão
Como no caso das eczemas, esse é um quadro de saúde que pode ser desencadeado por alguns excessos alimentares como chá, café, álcool, frutas do grupo cítrico, chocolate branco, chocolate ao leite, molho picante e diversas especiarias.
Você deve observar a reação do seu organismo ao que você come e cortar aquilo que pode intensificar quadros de irritação da pele.
Inchaço
Se você tem tido a experiência de acordar sempre com o rosto ou partes do corpo inchada, é hora de beber mais água e observar com mais atenção a quantidade de sódio que você tem ingerido.
Psoríase
Embora a psoríase seja uma doença autoimune e de predisposição genética, diversos alimentos podem servir de gatilho para crises violentas. Dietas com consumo excessivo de gordura e açúcar podem piorar o quadro.