Filho de Faustão responde às críticas sobre a agilidade do transplante do pai: ‘busquem informações antes de criticar’.

Após o procedimento cirúrgico, Faustão permanece na UTI para monitorar a adaptação do novo órgão e prevenir rejeição.

ANÚNCIOS

O recente transplante de coração do apresentador Fausto Silva gerou uma série de debates nas redes sociais sobre a rapidez da operação. Em resposta às especulações, João Silva, filho de Faustão, compartilhou um esclarecimento nas redes sociais. O post, originalmente feito por Enzo Celulari, incluía uma declaração do médico Pedro Carvalho, especialista na área de doação de órgãos.

ANÚNCIOS

“”Fila” é um termo inadequado. “Lista” é melhor. Por quê? Porque há uma série de critérios para se transplantar e a gravidade do paciente é o maior deles. Alguém que morrerá iminentemente sem o transplante será transplantada antes de uma pessoa mais antiga na lista. Além disso, o doador pode não ser compatível com uma pessoa e aí vai rodando a lista até achar um receptor.”, detalhou Carvalho.

Carvalho também ressaltou a rigidez do processo de doação e a importância do anonimato para garantir a segurança de ambas as partes. Ele comentou: “A doação é anônima: uma família que opta pela doação, não sabe para quem vai doar. Há como descobrir quem recebeu? Sim, mas não pelo sistema de transplantes.”

ANÚNCIOS

O médico abordou algumas “lendas urbanas” sobre transplantes, como insinuações indevidas sobre “furação de filas”. “Apesar de ter o maior sistema do mundo, o Brasil tem número de doadores muito aquém do necessário e essas acusações interferem MUITO no processo de doação”, alertou Carvalho.

Ele também salientou a importância da comunicação entre famílias sobre a vontade de doação. “”Último e mais importante: falem com suas famílias sobre seu desejo de ser doar. No Brasil, a família tem a decisão final, mas normalmente respeita-se a decisão da pessoa falecida.”

João Silva e Enzo Celulari expressaram apoio ao apresentador. “Seguimos em oração pela rápida recuperação do nosso querido Fausto”, mencionou a publicação compartilhada por ambos.

ANÚNCIOS

De acordo com o hospital responsável, Fausto Silva se tornou um caso prioritário para transplante devido à gravidade de sua condição de saúde. “O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje (domingo), quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”, declarou o hospital, reiterando que todos os procedimentos necessários foram seguidos durante o transplante.

Paula Vasconcelos

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os todos os assuntos. Sou apaixonada pelo mundo da literatura.