O apresentador Fausto Silva, o Faustão, está sendo operado neste momento no centro cirúrgico do Hospital Albert Einstein, localizado na cidade de São Paulo.
De acordo com informações inicialmente veiculadas pelo jornal Folha de S. Paulo, a unidade de saúde recebeu um coração de um doador compatível com o comunicador.
A cirurgia de Fausto Silva é comandada pelos médicos Fernando Bacal, especialista em cardiologia, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico e de serviços hospitalares do Hospital Albert Einstein.
Fausto Silva está internado há mais de duas semanas na unidade de saúde por conta de um quadro de insuficiência cardíaca. Por conta disso, o comunicador conta com o apoio de terapias auxiliares, como diálise, além de medicamentos para o monitoramento e melhora no fluxo do seu sangue pelo corpo.
O comunicador deu entrada à unidade de saúde no último dia 5 de agosto, e despertou preocupação no público por conta de sua condição. Em virtude da insuficiência cardíaca, os médicos prescreveram o transplante de coração como única alternativa viável.
No Brasil, o transplante de órgãos é gerido exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que conta com uma fila de pacientes no aguardo de doadores. A escolha depende das condições do paciente que receberá o órgão, bem como a compatibilidade com o doador.
O procedimento ao qual Fausto Silva é submetido é considerado de grande complexidade. Por conta disso, o transplante demanda uma equipe grande de médicos, enfermeiros e demais profissionais, e pode contar com várias horas de duração.