O comunicador Fausto Silva, de 73 anos, encontra-se hospitalizado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, há um período de 12 dias, com o propósito de receber tratamento para a estabilização clínica de sua insuficiência cardíaca.
Essa informação foi oficialmente confirmada pela assessoria de imprensa do hospital à revista ‘Quem’. Para obter uma perspectiva mais aprofundada sobre o estado de Faustão, a revista recorreu a um especialista.
A revista procurou o especialista em cardiologia, Dr. Alexandre Soeiro, que atua no Hospital do Coração (HCor) em São Paulo. Em entrevista, o profissional explicou sobre o quadro.
O médico elucidou que a busca pela “compensação” diz respeito a uma adaptação diante do comprometimento no funcionamento do coração. “Por algum motivo ele não está sendo capaz de fazer a função dele, de bomba. De manter a circulação sanguínea da maneira correta“, explicou sobre o quadro.
“Então, ou ele está muito fraco e não tem força para conseguir impulsionar o sangue para a frente da maneira correta, ou ele está fazendo isso, mas ele faz com uma pressão muito elevada e também acaba retendo o líquido no corpo”, explicou.
A insuficiência se manifesta através de sintomas como: restrições físicas, intensa dificuldade respiratória, inchaço nas pernas, aumento do volume abdominal, diminuição da frequência urinária, modificações na cognição e memória, retenção excessiva de fluidos e, sobretudo, a necessidade de depender de uma grande quantidade de medicamentos em doses frequentemente substanciais.
Como consequência principal, a qualidade de vida tende a diminuir, levando a estados de depressão e variações na autoestima. Uma comunicação médica, emitida pela equipe de comunicação do hospital, apresenta um panorama atualizado da condição de saúde de Faustão.
De acordo com o comunicado, o apresentador está passando por um tratamento de estabilização clínica devido à insuficiência cardíaca, permanecendo em estado estável e recebendo cuidados intensivos.
“Fausto Silva está internado desde o dia 5 de agosto para o tratamento de compensação clínica de insuficiência cardíaca. Neste momento, encontra-se estável e em cuidados intensivos”, diz o boletim.
Fãs de Faustão estão em oração para que o comunicador se reestabeleça o mais rápido possível.