Faleceu na última quinta-feira, dia 05 de janeiro, o famoso surfista brasileiro Márcio Freire, considerando pelos esportistas da modalidade como uma verdadeira lenda. Ele tinha 47 anos e estava em uma viagem internacional, treinando na Praia do Norte, localizada na região de Nazaré, em Portugal.
Em nota, as autoridades marítimas de Portugal informaram que equipes de resgate foram em busca do socorro de Márcio Freire após um chamado de urgência.
Nadadores profissionais chegaram rapidamente ao encontro de Márcio Freire e constataram imediatamente uma parada cardiorrespiratória, indicando a gravidade da situação. O brasileiro sofreu diversos ferimentos por conta da queda enquanto surfava pelas águas portuguesas.
Diversas manobras na tentativa de ressuscitar o atleta foram conduzidas pelas equipes até a chegada dos bombeiros, mas não houve sucesso. Por essa razão, o falecimento de Márcio Freire foi constatado no local da tragédia.
Na sequência, o corpo do surfista foi resgatado pelas autoridades marítimas de Portugal e levado a um IML (Instituto Médico Legal) para as análises de praxe.
Por meio das redes sociais, outros atletas do surfe brasileiro se manifestaram após a tragédia ocorrida com Márcio Freire. Foram os casos de Yuri Soledade, Duca Cavalcanti e Thiago Jacaré, os quais lamentaram a fatalidade.
Para consolar os familiares de Márcio Freire, uma equipe especializada em serviços de psicologia de Portugal ficou encarregada de proceder às comunicações necessárias. O episódio rendeu uma onda de comoção nacional e entristeceu os fãs e admiradores da modalidade.