Um dos métodos anticonceptivos mais comuns é a pílula conhecida como anticoncepcional, porém, nem todas as mulheres se dão bem ao fazer uso dessa medicação por conta da alta carga de hormônios que cada comprimido contém.
Muitas mulheres só saberão disso após começarem a usar a pílula anticoncepcional, mas existem alguns sinais de que esse método não seja o mais indicado para você e sendo assim, seu médico deve ser consultado ou até mesmo a Enfermeira do Planejamento Familiar, para que outras opções lhe sejam apresentadas e assim o método contraceptivo seja substituído, se essa for a sua vontade.
Siga com a leitura e confira quais são os 5 sinais de que o anticoncepcional possa não estar te fazendo bem:
Como dissemos no início desta pauta, os sintomas aqui abaixo apresentados servem como alerta, mas ninguém melhor que seu médico para tirar todas as suas dúvidas, portanto, se você apresentou alguns deles após fazer uso do anticoncepcional, busque a opinião de seu médico antes de descontinuar o uso, não tome nenhuma decisão por conta própria.
1. Humor alterado
Se você fica nervosa e agitada o tempo todo e sem motivo, é bom avaliar a que ponto o anticoncepcional está lhe prejudicando, talvez só mudando a marca já é suficiente. Fale com seu médico.
2. Cefaleia
Dor de cabeça constante é um dos maiores indicativos de que a medicação que está usando talvez não seja a mais indicada para você.
3. Espinhas
Se a carga hormonal do anticoncepcional que está usando for muito forte, você poderá ter um aumento significante nas espinhas, se isso te incomoda, converse com seu médico.
4. Dificuldade de se lembrar de tomar a pílula
Se você não se lembra de tomar a pílula, ela não vai fazer o efeito esperado, talvez um outro método seja mais indicado para você.
5. Pretende ter um bebê
Quer ter um bebê? Então está na hora de parar de tomar o anticoncepcional.