Um cachorro já tentou cheirar as suas partes íntimas? Se sim, você certamente se sentiu constrangido, mas agora entenda o motivo real destes animais fazerem isso!
Por quê?
Os cães gostam de explorar o mundo e conhecer quem está próximo a eles, como, na verdade, fazem todas as espécies em nosso planeta, incluindo os seres humanos.
É importante que você saiba que estes animaizinhos não entendem que esta atitude pode provocar desconforto nas pessoas. Muitos indivíduos até mesmo acreditam que isto é “safadeza” do animal, por não entenderem o que acontece.
Os cachorros têm glândulas muito bem desenvolvidas, as quais fazem parte do olfato do animal, ajudando-os a interagir e explorar o mundo.
Estas glândulas estão espalhadas por todo o corpo do cachorro e, nas partes íntimas dos cães, elas provocam substâncias e cheiros únicos, fazendo com que cada um tenha um odor particular.
Os odores permitem que o animal identifique informações, como: o humor, idade, sexo e até mesmo mudanças hormonais. É como se fosse um cartão de visitas para o cachorro.
Assim como nos humanos damos as mãos e conversamos para nos conhecer, os cachorros usam do cheiro para se conhecerem.
O que fazer?
Agora que você entende o porquê de estes animais ficarem cheirando uns aos outros e até mesmo aos humanos, você não precisa ficar envergonhado ou se sentir mal.
Este gesto é involuntário e eles só querem saber mais sobre você. Ao se sentir incomodado com esta atitude do cão, retire o animal do local e o acaricie, mostre carinho e afeto ao seu animalzinho.