A atriz Yoná Magalhães, que interpretou a personagem Tonha, na novela Tieta, está de volta às telinhas na produção ‘Vale a Pena Ver e Novo’. A trama foi exibida pela primeira vez, entre meados de 1989 e 1990.
Na época, Yoná tinha 54 anos de idade, e com isso, muitos podem estar se perguntando o que aconteceu com ela. A atriz faleceu em meados de outubro de 2015, aos 80 anos de idade, por conta de complicações cardíacas.
Na novela, Tonha é casada com Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) e mãe de Elisa (Tássia Camargo). Amiga de Tieta (Betty Faria), sua relação com a enteada Perpétua (Joana Fomm) é marcada por conflitos
.Ao longo da trama, Tonha vive uma transformação significativa que encantou o público. A novela fez muito sucesso entre a população brasileira e até hoje ela é lembrada por seu papel.
Carreira marcante
Nascida no Rio de Janeiro, Yoná iniciou sua trajetória artística no rádio, nos anos 1950, e logo ganhou destaque no teatro e no cinema. Ela brilhou no clássico Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), dirigido por Glauber Rocha, considerado um marco do cinema nacional.
Pioneira na televisão brasileira, Yoná foi protagonista de diversas novelas na Globo. Sua última aparição em novelas foi em Sangue Bom, produção lançada em meados de 2013.
Yoná Magalhães faleceu no dia 20 de outubro de 2015, no Rio de Janeiro. Após passar por uma cirurgia para tratar uma insuficiência cardíaca, a atriz enfrentou complicações e não resistiu.
A veterana foi casada duas vezes: com o produtor Luís Augusto Mendes, de 1960 a 1965, com quem teve o único filho, Marco Mendes; e com o ator Carlos Alberto, entre 1966 e 1971.
Seu legado segue vivo na memória do público, que ainda se encanta com suas atuações brilhantes e personagens marcantes.