O Dia Nacional da Consciência da Esclerose Múltipla, dia 30 de agosto, tem como função alertar e informar sobre a doença. Além disso, tem o objetivo de divulgar uma importante informação. A de que quanto mais cedo o diagnóstico ocorrer, maiores são as chances de se evitar sequelas, que acabam sendo muito comuns quando se trata de esclerose.
O professor de neurologia, filiado a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Denis Bichuetti, garante que a esclerose é uma doença crônica e que causa debilitação. Contudo, se for diagnosticada precocemente, o tratamento é feito e o paciente consegue viver sua vida sem ter que lidar com grandes sequelas.
“É uma doença que, para eu precisar de uma bengalinha para andar, levam-se 15 anos; para eu precisar de um andador, 20 anos; e uma cadeira de rodas, 25 anos”, explicou o médico.
Denis ainda disse que a doença costuma se manifestar por volta dos 20 anos ou 30 de idade. E apesar de levar um bom tempo para causar grandes consequências, acaba afetando a vida das pessoas quando elas estão em uma idade mais produtiva.
A esclerose ataca algumas áreas do cérebro, comprometendo o sistema nervoso.
Os sintomas acabam sendo variados e aparecem de maneira súbita. Os mais relatados são formigamento, dormência e uma menor sensibilidade ao toque. Fique atento.
Por este motivo, é muito importante sempre consultar o seu médico e realizar exames.