O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por cirurgia no quadril nesta sexta-feira (29/09). Em pronunciamento oficial, a equipe médica responsável pelo procedimento trouxe atualizações sobre o procedimento.
A cirurgia contou com a participação de sete médicos e aconteceu no hospital Sírio-Libanês. Lula precisou de anestesia geral, segundo esclarecimento médico, mas respondeu bem e já esta no quarto.
“Nas próximas horas o presidente irá para o apartamento, um quarto, não necessitando de semi-intensiva nem UTI, um quarto normal. Ele está já acordado, conversando. Foi sem intercorrência. Deverá ficar internado nos próximos dias”, esclareceu Roberto Kalil.
Ainda segundo a equipe médica, Lula não precisou ser encaminhado à UTI. A expectativa é de que o presidente continue a recuperação sem intercorrências para receber alta em breve.
Apesar da cirurgia no quadril, a equipe médica também avalia que o presidente tem boa força nos membros inferiores e a intenção é dar início aos exercícios físicos, para que a região seja utilizada sob supervisão médica.
Ainda de acordo com esclarecimento médico, o exercício físico nesses casos é sempre recomendado o mais rápido possível. Dessa forma, ainda segundo esclarecimento, são reduzidos os riscos de complicações.
Sobre a alta hospitalar, os médicos avaliam que o presidente deve deixar o hospital já na segunda-feira (02/10) ou terça-feira. A cirurgia deve ser suficiente para colocar fim nas dores que o presidente sentia na perna, proveniente do desgaste local na cartilagem da região do quadril.