Sentar-se com as pernas cruzadas, muitas vezes, é um gesto associado com educação e elegância. Mas você sabia que essa ação simples e inocente pode resultar em danos graves para a sua saúde? Você não imagina.
Existem alguns riscos que podem estar associados a forma como você se senta. Cruzar as pernas pode não oferecer risco nenhum, mas quando essa posição é mantida por longos períodos, realmente pode se tornar perigoso.
Para começar, quando você cruza as pernas naturalmente acaba dificultando a circulação sanguínea porque está pressionando, pelo menos, dois pontos de cada uma das coxas. Além disso, pode estar causando um impacto no seu joelho sem perceber.
Cruzar as pernas por longos períodos com regularidade também pode intensificar o surgimento de varizes, exatamente porque você está bloqueando o fluxo sanguíneo em vários vasos. Já sentiu suas pernas ou pés ficarem dormentes?
Sua coluna e a lombar também podem não estar muito satisfeitas se você anda cruzando as pernas demais, isso porque a postura que você adota para cruzar as pernas pode causar uma pressão desagradável nessas áreas, provocando dor.
Por fim, se você é homem evite ao máximo sentar com as pernas cruzadas por longos períodos porque suas partes íntimas podem ser pressionadas por esse simples movimento. É algo que pode causar um grande desconforto.
É claro que essa posição é inofensiva se você não a mantém por longos períodos, mas se não for o caso então é bom abrir os olhos.