A carne de porco é apreciada e bastante consumida na maioria dos países do mundo. No Brasil a carne de porco faz parte do cardápio de milhares de famílias, suculentas costelas de porco, a adorável feijoada e o que dizer do bacon crocante?
O bacon é uma paixão mundial, são poucas pessoas que não se rendem a essa iguaria.
Entretanto, vale ressaltar que é preciso saber preparar a carne de porco para ressaltar o seu sabor e principalmente para não trazer prejuízos para a saúde.
Se você tem por hábito lavar a carne de porco antes de prepará-la saiba que está cometendo um grave erro e jamais volte a fazer isso.
Além de prejudicar o cozimento da carne e impedir que ela ofereça um sabor especial, você também coloca em risco a sua saúde e de todos aqueles que vão se alimentar da carne de porco.
Nunca mais lave a carne de porco antes de cozinhá-la.
É preciso deixar claro que não se deve lavar nenhum tipo de carne crua antes do preparo. Segundo pesquisas realizadas pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), lavar a carne, incluindo a bovina, suína e de aves oferece o risco de contaminação cruzada.
Especialistas afirmam que basta um respingo de água no balcão da cozinha para que aconteça a contaminação, o que aumenta a possibilidade de uma doença ser transmitida. Na bancada da pia, mesmo após a higienização do local, bactérias e vírus podem sobreviver e quando você lava ou enxagua a carne o risco de contaminação é muito grande.