Desvendados os mitos e verdades sobre o efeito do banho frio para a saúde

Evidências mostram que o hábito faz bem para o corpo e a mente, apesar de algumas contestações.

ANÚNCIOS

O banho frio é carregado de mitos sobre os efeitos na saúde. Os banhos com água fria foram usados pela primeira vez, por razões de saúde, no início do século 19. Porém, será que realmente esse procedimento tem bons resultados?

Um grande estudo realizado na Holanda, constatou que pessoas que tomavam banho com água fria tinham menos probabilidades a ficar doentes do que quem tomava com água quente. No estudo as pessoas foram divididas em três grupos distintos.

ANÚNCIOS

Depois de um período de três meses, foi mostrado que as pessoas que tomaram banho gelado apresentaram até 29% de redução de licença médicas no emprego. A razão para isso não é muito clara, mas acredita-se que seja por conta do fortalecimento do sistema imunológico.

Outro estudo, realizado na República Tcheca, mostrou que “homens jovens atletas” foram imersos em um banho de água fria por três vezes durante a semana em um período de seis semanas.

Tal estímulo deu uma certa melhora no sistema imunológico. Porém, mesmo com essa constatação, é preciso estudos mais amplos e em maior quantidade para confirmar se essas descobertas fazem total sentido.

ANÚNCIOS

Outro fator que pode ser ativado pela água fria é o sistema nervoso simpático, que é responsável por respostas de luta ou fuga. Cientistas apontaram também que na água fria, o organismo precisa aumentar o fluxo sanguíneo na superfície da pele, o que pode promover uma melhora na circulação.

 

NOTICIAS REAIS

Redator há mais de 4 anos, especializado em entretenimento. Compromisso com a verdade e a transparência dos fatos, seja notícias de famosos ou assuntos políticos. Jornalismo é um serviço à população.