Quem nunca limpou as ceras do ouvido com as hastes de algodão? A cera de ouvido é realmente ‘nojenta, mas existe uma boa razão para elas existirem, e talvez você não saiba que tirá-las com os famosos cotonetes ou qualquer outro objeto pontiagudo pode causar prejuízos enormes à sua saúde.
Muitas pessoas tem o hábito de limpar os ouvidos com essas hastes, simplesmente por dar prazer quando sente aquela coceirinha ao retirar a cera do ouvido, mas nesta pauta, você vai aprender que a cera nunca deve ser retirada do ouvido.
Isso porque, a cera protege o ouvido bloqueando a entrada das bactérias que por sua vez, podem causar diversas infecções, como explica o otorrinolaringologista, Dr. Ricardo Dolci.
Segundo o médico, em nosso ouvido existem incontáveis bactérias boas e ruins, se você insiste em retirar a cera do ouvido constantemente, acabará retirando as bactérias boas, eliminando a proteção natural do corpo e ainda podendo causar perfurações no tímpano.
Ainda de acordo com o especialista e otorrino, nosso corpo tem seu próprio mecanismo que empurra essa cera para fora do orifício, assim a limpeza é feita de forma natural.
Ao colocar a haste de algodão dentro do ouvido, podemos empurrar a cera para a parte mais interna, causando entupimento justamente no local onde ela é produzida, causando dor, zumbido, e até déficit da audição.
O doutor encerra sua participação nesta matéria deixando para você a dica de como limpar seus ouvidos sem causar problemas em sua saúde, para isso, faça a limpeza após o banho, com parte da toalha enrolada no dedo, passe somente na parte externa do ouvido.
Se por acaso a produção de cera em seu ouvido for demasiada, procure um médico para fazer a limpeza em seu consultório de forma segura.